O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (24) que está "totalmente empenhado para proteger e auxiliar" brasileiros na Ucrânia. "Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente", disse o mandatário no Twitter. Esta foi a primeira declaração de Bolsonaro sobre a invasão russa à Ucrânia.

Antes da postagem de Bolsonaro nas redes sociais, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se manifestou de forma mais veemente sobre o conflito. Mourão afirmou que o Brasil não está neutro e não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia. "O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade", disse Mourão.

O chefe do Executivo pediu para que os brasileiros mantenham contato direto com o governo brasileiro por meio da Embaixada e disponibilizou os contatos para o plantão consular. Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota pedindo a "suspensão imediata" das hostilidades após a Rússia invadir o território ucraniano.