O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a liberação das armas de fogo para o pessoal de bem foi responsável pela redução histórica no número de homicídios registrados no Brasil.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a liberação das armas de fogo para o pessoal de bem foi responsável pela redução histórica no número de homicídios registrados no Brasil.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (21), em encontro com apoiadores no Palácio da Alvorada, que a liberação das armas de fogo para o pessoal de bem foi responsável pela redução histórica no número de homicídios registrados no Brasil nos últimos anos. "Vocês viram que o número de homicídios por arma de fogo caiu ao menor número histórico, né? A imprensa não fala que, entre outras coisas, a liberação das armas para o pessoal de bem, o cara pensa duas vezes antes de fazer uma besteira. Agora, se tivesse aumentado quem era o culpado? Não precisa dizer", ironizou o presidente. Segundo levantamento do g1, o número de assassinatos no país caiu 7% em 2021, o menor número desde 2007, quando foi iniciado o levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado foram registradas 41,1 mil mortes violentas intencionais no país.