Bolsonaro deixou no local uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira e ouviu o hino nacional do Brasil tocado por uma banda militar russa.
Bolsonaro deixou no local uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira e ouviu o hino nacional do Brasil tocado por uma banda militar russa.| Foto: Alan Santos/PR

Depois de desembarcar na Rússia na última terça-feira (15) e realizar um passeio pelo Kremlin, o presidente Jair Bolsonaro abriu sua agenda oficial no país nesta quarta-feira (16) participando de uma cerimônia de aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, em Moscou.

Bolsonaro deixou no local uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira e ouviu o hino nacional do Brasil tocado por uma banda militar russa. A rápida cerimônia durou aproximadamente 10 minutos. A formalidade é uma tradição e faz parte das visitas de chefes de Estado que visitam a Rússia. O memorial é uma homenagem aos soldados comunistas da antiga União Soviética mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Recentemente Bolsonaro afirmou que, assim com o nazismo, a ideologia comunista também deveria ser criminalizada.

Ainda hoje o presidente brasileiro deve se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin para discutir assuntos referentes à relação bilateral entre os dois países nas áreas de comércio, defesa e energia. Um dos principais interesses da comitiva brasileira é garantir o fornecimento de fertilizantes, em grande parte importados da Rússia e da Bielorrússia (Belarus), ao agronegócio do Brasil. A discussão sobre a situação na Ucrânia está descartada.