Jair Bolsonaro
Bolsonaro teve o melhor desempenho digital ao longo do mês, alternando momentos de baixa e alta, e chegou aos 33 pontos no dia 12 de junho.| Foto: Joédson Alves/EFE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o ranking que apurou a popularidade digital dos principais candidatos à Presidência da República no último mês. O levantamento realizado pela empresa de consultoria Quaest entre os dias 18 de maio e 12 de junho avaliou que Bolsonaro teve o melhor desempenho nas redes sociais em comparação com os seus principais adversários na corrida eleitoral. Lula (PT) aparece na sequência, com Ciro Gomes (PDT) na terceira posição.

O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e é calculado diariamente com base em um algoritmo que avalia 152 variáveis das principais redes, como Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google. São monitorados itens como presença digital, número de seguidores, engajamento, compartilhamentos, proporção de reações negativas e positivas e volume de buscas.

Durante o período Bolsonaro teve o melhor desempenho, alternando momentos de baixa e alta, chegando aos 33 pontos no dia 12 de junho. Já o ex-presidente Lula chegou a liderar o ranking em alguns momentos, como no dia 1 e 8 de junho, mas apresentou uma queda considerável após testar positivo para Covid-19 e precisar cancelar sua agenda de pré-campanha. O petista aparece com 29,4 pontos no dia 12 de junho. Ciro Gomes se manteve longe dos principais adversários ao longo de todo o período, marcando 23,2 pontos no dia 12 deste mês. Na sequência aparecem André Janones (Avante), com 16,5 pontos, Luciano Bivar (União Brasil) com 10,9 pontos, Pablo Marçal (Pros) com 9,1 pontos, e Simone Tebet (MDB) com 7,2 pontos.