O presidente da República, Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta segunda-feira (8) a anulação das condenações do ex-presidente Lula pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. O presidente espera que a decisão de Fachin seja revertida pelo Plenário do Supremo e afirmou que os brasileiros não querem Lula como candidato em 2022.

“Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível se prever o que eles pensam, né, e o que eles botam no papel. O ministro Fachin sempre teve forte ligação com PT, então não nos estranha uma decisão nesse sentido. Mas obviamente é uma decisão monocrática, vai ter que passar pela turma, não sei, ou pelo Plenário para que tenha a devida eficácia", afirmou à CNN Brasil. Para o Bolsonaro, "não pode um homem só ser o senhor do destino desse julgamento".

O presidente disse que foi surpreendido pela decisão. "Eu acredito que o povo brasileiro não queira sequer ter um candidato como esse em 2022, muito menos pensar numa possível eleição dele", ressaltou Bolsonaro. "Todos nós sofremos com uma decisão dessas", disse Bolsonaro ao comentar a reação do mercado a decisão do ministro.