Bolsonaro
Bolsonaro com simpatizantes na Itália.| Foto:

O presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado nesta segunda-feira (1º) com manifestações de simpatizantes e opositores na província de Padua, região de Vêneto, norte da Itália. O presidente recebeu da prefeitura um título de cidadão honorário no município de Anguillara Veneta, onde nasceu seu bisavô Vittorio. "Estou emocionado por estar aqui. Acho que dá para ver. Daqui saíram meus avós. Tenho o prazer de estar entre tantas pessoas boas", disse Bolsonaro, segundo a agência italiana AGI, já que a maioria dos veículos de imprensa tiveram o acesso impedido. A homenagem foi precedida de um almoço para mais de 200 pessoas.

Pela manhã, um grupo se instalou para receber o chefe de governo com bandeiras do Brasil e repetindo o grito de "mito". Outras pessoas, no entanto, optaram por vaiá-lo. A polícia chegou a usar um canhão de água contra os manifestantes. Nos últimos dias, a diocese de Padua chegou a emitir uma nota oficial em que relatou existir "enorme vergonha" pela concessão de título de cidadão horário a Bolsonaro em meio ao sofrimento de "irmãos e irmãs" no Brasil.

O chefe de governo, que não participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), em Glasgow, no Reino Unido, optou por permanecer na Itália, onde esteve no encontro de líderes do G20 realizado neste fim de semana.