O presidente Jair Bolsonaro e seu filho Flávio, senador pelo RJ
O presidente Jair Bolsonaro e seu filho Flávio, senador pelo RJ| Foto: PSL

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tinha conhecimento da operação policial que investigou o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e foi deflagrada em novembro de 2018. A ocorrência se deu durante o período de transição governamental, entre a vitória eleitoral de Bolsonaro e sua posse como presidente da República.

Segundo Weintraub, Bolsonaro convocou uma reunião entre os membros do governo de oposição para dizer que "tá para aparecer uma acusação, tá pegando esse cara aqui”, em referência a Flávio. As declarações foram feitas pelo ex-ministro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

A operação se chamou Furna da Onça e apurou apropriação de salários - as chamadas "rachadinhas" - na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Na ocasião, Flávio era deputado estadual e integrava o órgão. Um dos focos da operação foi Fabrício Queiroz, amigo do presidente, ex-chefe de gabinete de Flávio e apontado como o gerenciador do esquema das "rachadinhas".