Uma vez aprovados, os interessados poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.
Uma vez aprovados, os interessados poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (7) que aderiu ao programa Global Entry para facilitar a entradas de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras americana e conta com a participação de 11 jurisdições. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pela plataforma do programa, acessível em https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/how-apply. A medida não muda as regras para a concessão do visto de entrada nos EUA.

Para participar, o viajante interessado deve pagar uma taxa de inscrição e ser aprovado pela autoridade americana, além de cumprir o processo de registro e avaliação prévia. Uma vez aprovados, os interessados poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos. Segundo o governo brasileiro, “o trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos Estados Unidos estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países.”