Imagem aérea de um trecho paraense da Amazônia
Imagem aérea de um trecho paraense da Amazônia| Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

O Ministério das Relações Exteriores formalizou a candidatura de Belém, no Pará, para sediar a COP30, a 30ª edição da Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2025. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (11), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, que a COP30 poderia ser realizada no Brasil. Fiquei feliz quando nosso ministro [das Relações Exteriores] Mauro Vieira formalizou a cidade de Belém. Quero que a gente esteja lá para uma bela COP", afirmou Lula. A declaração foi publicada pela Agência Brasil.

Em novembro de 2022, na COP27, Lula havia dito que considerava importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta dela. Ele recebeu uma carta de compromissos comuns do consórcio de governadores dos nove estados da Amazônia Legal. Durante a entrega do documento, o governador do Pará, Helder Barbalho, já havia pedido que o Brasil fizesse a proposta de realização da COP30 à ONU.