O ministro Carlos França, em audiência no Senado
O ministro Carlos França, em audiência no Senado| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que o Brasil negocia com os EUA uma “trégua” nos embargos impostos ao Irã, para que o agronegócio nacional possa ter acesso a fertilizantes produzidos no país asiático. A declaração foi dada por ele em audiência no Senado nesta quarta-feira (6).


A negociação para permitir acesso aos fertilizantes iranianos é vista como prioritária no setor para reverter a dependência dos insumos produzidos na Rússia. Atualmente, cerca de um terço de todos os fertilizantes importados consumidos no Brasil tem a Rússia como origem. Por conta da guerra contra a Ucrânia, a Rússia tem também sofrido sanções comerciais.

“No Irã há um grande excedente de fertilizantes, mas os importadores brasileiros têm dificuldades para negociar. Na prática, o que fazemos com o Irã é um escambo, porque depositamos os recursos numa conta no Brasil, que é usada pelo Irã na compra de insumos médicos e alimentos. Por isso negocio com os Estados Unidos uma trégua temporária nesse embargo, para que empresas brasileiras possam negociar com o Irã sem sofrer represálias dos Estados Unidos. Os fertilizantes iranianos inclusive facilitam às empresas brasileiras atender melhor os mercados europeus e o dos próprios Estados Unidos. Vocês se lembram que há alguns anos até a Petrobras temeu abastecer um cargueiro iraniano atracado em Santa Catarina devido à possibilidade de represálias norte-americanas”, afirmou França, segundo a Agência Senado.