Especialistas destacam que ainda é preciso manter as medidas de prevenção pelo perigo de agravamento da doença nas próximas semanas em razão da nova variante Delta.
Especialistas destacam que ainda é preciso manter as medidas de prevenção pelo perigo de agravamento da doença nas próximas semanas em razão da nova variante Delta.| Foto: Ari Dias/AEN

Há dez semanas consecutivas o Brasil registra queda no número de mortes causadas pela Covid-19, mostra o boletim da Fiocruz divulgado nesta sexta-feira (3). A publicação indica que  entre os dias 15 e 28 de agosto houve uma redução média diária de 1,6% nos óbitos pela doença. A incidência de casos confirmados nesse mesmo período caiu 2,4% ao dia e a taxa de positividade dos testes também está em queda, mostra o estudo.

Entretanto, os especialistas destacam que ainda é preciso manter as medidas de prevenção pelo perigo de agravamento da doença nas próximas semanas em razão da nova variante Delta. “Os cientistas do Observatório Covid-19 ressaltam que os valores médios registrados nesta última Semana Epidemiológica — 24,6 mil casos novos e 670 óbitos diários —  implicam na necessidade de atenção frente à hipótese de agravamento da pandemia, sobretudo pela difusão da variante Delta no momento em que grande parte da população ainda não completou o esquema vacinal”, diz o relatório.