Vacinação contra Covid-19 em Curitiba
Vacinação contra Covid-19 em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/SMCS

O vice-diretor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), Jarbas Barbosa, afirmou que o Brasil deve receber as primeiras doses de vacinas previstas pelo consórcio Covax Facility em março. A declaração ocorreu em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta terça (26). O acordo do Brasil na Covax prevê 42,5 milhões de doses até o fim deste ano.

"A previsão é começar a entrega em março. Queremos uma entrega progressiva e sustentada. Não queremos entregar e no mês seguinte não ter vacina. Estamos com escala mês a mês, que começa com quantidade relativamente limitada e vai crescendo. A partir de junho, os quantitativos seriam importantes para chegarmos no fim do ano com 2 bilhões de doses pelo menos", disse Barbosa.

Ainda segundo o vice-diretor já há um acordo com a Pfizer para a entrega de 40 milhões de doses no primeiro trimestre, com chance da distribuição ocorrer em fevereiro.

data-infog-scope="codigo" data-infog-id="5560" data-sheet_id="1zari1JTopAgczn7oAtM51PabjEaBYHw17xpryz4mYJw" data-slug_quiz="" data-slug_question="" >