Movimentos sindicais emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira (18) anunciando um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 20 de novembro.
Movimentos sindicais emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira (18) anunciando um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 20 de novembro.| Foto: Roberto Parizotti/CUT/Divulgação

Movimentos sindicais emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira (18) anunciando um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no país. O comunicado é assinado por dez entidades sindicais, dentre elas a CUT, Força Sindical e UGT.

A publicação intitulada “Luta contra Bolsonaro Racista” afirma que a manifestação será em defesa da igualdade racial, da vida, da democracia, contra o desemprego, a carestia e a fome. “A ação, a inércia e as posições do presidente da República e de seus aliados reacionários e conversadores reforçam e apoiam a violência e a hostilidade que discriminam, agridem e matam corpos pretos todos os dias, ao mesmo tempo em que negam e tornam invisíveis o caráter estrutural do racismo no Brasil”, diz a nota.

“Dar fim ao governo criminoso e racista de Jair Bolsonaro é um requisito essencial para que o país possa reencontrar o rumo do desenvolvimento com igualdade e justiça social.” A publicação termina afirmando que a “classe trabalhadora brasileira é negra e, por isso, o movimento sindical irá às ruas em todo o Brasil junto com a população negra e com todas as pessoas comprometidas com a defesa da igualdade racial”.