O ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que o órgão e a Polícia Federal investigam a venda de emendas parlamentares.
O ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que o órgão e a Polícia Federal investigam a venda de emendas parlamentares.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou que o órgão e a Polícia Federal investigam a venda de emendas parlamentares por parte de deputados e senadores, que estariam direcionando as superemendas do Orçamento para prefeituras em troca da devolução de uma porcentagem desses valores.  De acordo com ele, as investigações estão avançadas.

Uma auditoria do órgão em convênios com municípios mostrou que em 61% deles havia risco alto ou extremo de sobrepreço. Rosário fez as declarações durante audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, na quarta-feira (6). “Sobre vendas de emendas, nós estamos investigando vários casos, claro, estão todos em sigilo, porque já fazemos esse trabalho nos convênios em geral. Porque não é só trator, temos diversas outras coisas acontecendo fruto de convênios no Brasil em diversos outros órgãos e estamos com trabalho bastante forte nisso, em parceria com a Polícia Federal, e todos nós vamos ficar sabendo no dia da deflagração das operações e também no desencadeamento dos trabalhos”, afirmou o ministro aos deputados.

Rosário informou que uma segunda auditoria está investigando indícios de sobrepreço em licitações feitas também pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O Tribunal de Contas da União (TCU) já recomendou a suspensão das compras.