ciro nogueira - voto impresso
Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, quer propor alternativas ao debate do voto impresso auditável| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, chegou ao governo com a promessa de pacificar o debate sobre o voto impresso auditável e trabalhar pela pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19. A tendência, contudo, é que ele apoie alternativas de auditagem do voto, não sua impressão.

Com a votação da PEC 135 marcada para a próxima quinta-feira (5), Nogueira acredita que há pouco tempo para convencer os partidos políticos a apoiarem o debate do voto auditável pelo registro impresso. O ministro é favorável a outras formas de auditagem e sinaliza nos bastidores que vai buscar alternativas.

Uma alternativa bem avaliada por partidos políticos é a da Associação GRITA!, de auditagem por certificação do voto. Entretanto, por não se tratar de voto impresso e, sim, uma cópia do registro digital do voto fora da urna, esse modelo não tem apoio do relator da PEC 135/19, Filipe Barros (PSL-PR).

O relator planeja, inclusive, conversar com Nogueira ainda esta semana. O objetivo de Barros é posicioná-lo sobre a construção de seu substitutivo e convencê-lo de que o registro impresso é a única forma de o eleitor poder auditar seu próprio voto.