Sessão da comissão que discute voto impresso; no telão, o relator Raul Henry
Sessão da comissão que discute voto impresso; no telão, o relator Raul Henry| Foto: Agência Câmara

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o relatório à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso aprovou, na noite desta sexta-feira (6), o relatório do deputado Raul Henry (MDB-PE) à iniciativa. Foram 22 votos "sim" e 11 votos "não".

O texto do emedebista é contrário à reimplementação do voto impresso no Brasil. Apesar do resultado, a Câmara ainda poderá aprovar o texto original da PEC, elaborado pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), que determina o voto impresso. Para que a PEC seja aprovada, precisará do voto favorável de 308 deputados, em dois turnos distintos de votações. Se receber o aval da Câmara, será remetido ao Senado, onde também precisará do voto favorável de dois terços dos parlamentares em dois turnos de votação.

A PEC do voto impresso ganhou sobrevida nesta sexta após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir que o texto seria apreciado pelo plenário. No dia anterior, um relatório sobre a PEC, feito pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR), foi rejeitado na comissão especial. A votação poderia enterrar o assunto na Câmara, mas Lira decidiu retomá-lo sob a alegação de que o tema mereceria a apreciação da totalidade dos deputados, não apenas de uma comissão.

Ainda não há uma data específica para a votação em primeiro turno na Câmara, mas Lira indicou que a sessão deverá ocorrer na próxima semana.