Segundo o órgão, os servidores civis, em exercício, que forem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares serão responsabilizados no rigor da lei.
Segundo o órgão, os servidores civis, em exercício, que forem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares serão responsabilizados no rigor da lei.| Foto: Andre Borges/EFE

A Controladoria-Geral do Distrito Federal abriu na segunda-feira (9) um processo investigativo preliminar para apurar a possível participação de servidores do governo do Distrito Federal nos atos de invasão e depredação dos prédios públicos durante as manifestações ocorridas no dia 8 em Brasília. Segundo o órgão, os servidores civis, em exercício, que forem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares serão responsabilizados no rigor da lei.

O órgão abriu ainda um canal para receber as denúncias relacionadas aos servidores do governo do Distrito Federal que, em exercício da função, tenham se envolvido “em possíveis irregularidades durante ato antidemocrático ocorrido em 8 de janeiro de 2023”, diz a nota da controladoria. As denúncias, que também podem ser feitas de forma anônima, devem ser feitas no endereço participa.df.gov.br. O site funciona 24 horas. É possível anexar documentos, fotos e vídeos como prova do registro.