Estados Unidos elogiam anúncios do Brasil na COP-26
Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, informou as metas brasileiras à COP-26| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, elogiou o desempenho do governo brasileiro na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que ocorre em Glasgow, na Escócia.

Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (5), Koneff afirmou que o Brasil fez anúncios significativos durante o evento. “Estamos satisfeitos com os anúncios do Brasil. O papel do país na COP-26 tem sido muito bom. Vamos ver o que acontecerá na próxima semana. Espero que com ajuda do Brasil possamos chegar a um consenso sobre o artigo 6”, disse o chefe da embaixada norte-americana em Brasília em referência às negociações sobre o Acordo de Paris, a serem tratadas na segunda semana do evento.

Dentre os principais compromissos anunciados pelo governo brasileiro na primeira semana do COP-26 – que irá até 12 de novembro –  estão a meta de redução de 50% das emissões dos gases associados ao efeito estufa até 2030; a redução de 30% na emissão de metano até o fim desta década; e apoio à declaração internacional de líderes mundiais para preservação das florestas e redução do desmatamento e da degradação dos solos também até 2030.