O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Marcos Correa/PR.

O corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, liberou nesta quinta-feira (1º) para julgamento uma ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. A ação, apresentada pelo PDT, questiona a reunião de Bolsonaro com embaixadores, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, será o responsável por pautar a análise do processo. Durante o encontro com embaixadores, o ex-mandatário questionou o sistema eleitoral brasileiro. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais do presidente da República.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, defendeu que Bolsonaro seja condenado por abuso de poder político. "A Procuradoria-Geral Eleitoral ofereceu parecer no qual opina pela parcial procedência da ação, a fim de que seja declarada a inelegibilidade somente de Jair Messias Bolsonaro em razão de abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação, e pela absolvição do candidato a Vice-Presidente a quem não se aponta participação no caso", diz um trecho do despacho encaminhado à Corte pelo relator.