CPI da Covid, em sessão presidida por Omar Aziz
CPI da Covid, em sessão presidida por Omar Aziz| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

A CPI da Covid do Senado deve recomeçar os trabalhos na próxima semana com foco nas investigações sobre possíveis irregularidades na compra de vacinas contra a Covid-19. O cronograma para reinício da comissão parlamentar de inquérito deve contar com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula, já na terça-feira (3). Ele é fundador da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), entidade que seria responsável por negociar a vacina AstraZeneca em nome do governo federal.

Já na quarta-feira (4) os parlamentares devem ouvir o depoimento do empresário Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos e responsável por negociar a vacina Covaxin, foco da denúncia de pedido de propina envolvendo o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. A defesa de Maximiano acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que ele possa faltar ao depoimento.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que, caso a ausência se confirme, pedirá a prisão preventiva do empresário. No dia seguinte, na quinta-feira (5), a Comissão pretende ouvir Túlio Silveira, advogado da Precisa.