Ex-ministro Nelson Teich presta esclarecimentos na CPI da Covid
Ex-ministro Nelson Teich presta esclarecimentos na CPI da Covid| Foto: José Dias/PR

Nas suas falas iniciais na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o ex-ministro Nelson Teich afirmou que sua saída do Ministério da Saúde se deu pela falta de autonomia dentro da pasta. Teich chegou ao governo após a demissão de Luiz Henrique Mandetta, mas ficou menos de um mês no cargo.

Questionado pelo relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), sobre a produção de vacinas, Teich afirmou que quando assumiu o ministério ainda não havia acordos para compra dos imunizantes.  “No meu período não tinha nenhuma vacina sendo comercializada. Havia estudos e eu trouxe a vacina da Astrazeneca para que o Brasil fosse um braço desses estudos e posteriormente o Brasil tivesse mais facilidade para comprar”, disse.

Sobre a produção de comprimidos de hidroxicloroquina pelo Exército e sobre a distribuição dos medicamentos para estados e municípios, o ex-ministro afirmou que não tinha conhecimento e que o tema não passou pelo crivo do Ministério da Saúde. Segundo Teich, o medicamento não oferece dados científicos suficientes e conta com diversos efeitos colaterais.