Deputado Deltan Dallagnol (Podemos) teve a candidatura indeferida pelo TSE
Deputado Deltan Dallagnol (Podemos) teve a candidatura indeferida pelo TSE| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) comentou nesta segunda-feira (22) o afastamento cautelar do juiz da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, Eduardo Appio, responsável pelos processos da Lava Jato.

"TRF4 acaba de afastar o juiz militante 'LUL22' da Lava Jato. O Tribunal descobriu que a ligação com ameaças feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli foi feita por Appio - conduta absolutamente inacreditável por parte de um juiz federal, capaz de gerar demissão", tuitou Dallagnol, cuja candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada.

O juiz foi afastado cautelarmente pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pela suspeita de ter feito uma ligação em tom de ameaça para o filho do desembargador Marcelo Malucelli, João Eduardo Barreto Malucelli.

Appio é crítico da extinta força-tarefa da Lava Jato e admitiu nesta segunda-feira que usou, entre 2021 e 2022, a sigla LUL22 para acessar o sistema eletrônico da Justiça Federal.

O senador Sergio Moro (União-PR), que chefiou a 13ª Vara Federal de Curitiba no auge da Operação Lava Jato, também comentou o afastamento. "Nunca tinha ouvido falar, na história judiciária brasileira, de um caso no qual o juiz de um processo teria ligado ao filho de um desembargador, que revisava suas sentenças, fingindo ser uma terceira pessoa para colher dados pessoais e fazer ameaças veladas. Realmente…".