O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional decretou situação de emergência por conta da estiagem em mais sete cidades do Rio Grande do Sul, de acordo com uma portaria da Defesa Civil publicada nesta quarta-feira (22). O decreto abrange os municípios de Derrubadas, Eugênio de Castro, Garruchos, Gramado Xavier, Rio Grande, Santo Ângelo e Tunas.
Com isso, o estado gaúcho já tem 191 cidades em emergência por falta de chuvas (veja na íntegra). Segundo o ministério, o decreto permite aos estados solicitarem recursos para socorro, assistências às vítimas, estabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
Uma série de novas medidas de assistência aos atingidos pela estiagem no estado será anunciada nesta quinta (23) pelo ministro Waldez Góes, durante uma visita à cidade de Hulha Negra. Segundo a pasta, a delegação inclui ainda os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Favaro; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Ainda nesta quarta (22), o ministério anunciou o repasse de mais R$ 11,5 milhões em recursos para a assistência aos atingidos por desastres naturais em cinco estados do país: Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Ao todo, o ministério já liberou R$ 142 milhões em recursos somente neste ano para ações de assistência da Defesa Civil, segundo o ministro Waldez Góes.