Bolsonaro
Jair Bolsonaro em visita ao Forte Masmak, em Riad, em 2019.| Foto: José Dias/PR/Arquivo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informou nesta segunda-feira (13) que vai entregar o segundo conjunto das joias recebidas de presente da Arábia Saudita ao Tribunal de Contas da União (TCU). As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Segundo a reportagem, os advogados de Bolsonaro querem que as peças fiquem sob a guarda do TCU até que o destino final, seja acervo privado ou patrimônio da União, seja definido pela Corte de Contas.

No documento, protocolado pela defesa no TCU o qual O Globo teve acesso, os advogados dizem que Bolsonaro, em momento algum, pretendeu “ter para si bens que pudessem, de qualquer forma, serem havidos como públicos”. Por conta disso, tais itens serão entregues à custódia do poder público, “até que se conclua a discussão sobre sua correta destinação, de forma definitiva”.

A defesa também deixa claro que não recebeu qualquer intimação ou comunicado oficial sobre a existência deste inquérito, mas decidiu comparecer de forma espontânea após a informação ser noticiada na imprensa. Os advogados ainda acrescentam que, se confirmada a instauração de inquérito, que a defesa do ex-presidente tenha acesso ao número do processo e aos autos do conteúdo.