O deputado federal André Fernandes (PL-CE).
O deputado federal André Fernandes (PL-CE).| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) afirmou nesta sexta-feira (24) que conseguiu as assinaturas necessárias para instalar uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro. “Acabamos de alcançar o número mínimo de assinaturas, na Câmara e no Senado, para a instauração da CPMI do 8 de janeiro. Foram 32 no Senado e 172 na Câmara até agora”, disse Fernandes, autor do requerimento, no Twitter.

São necessárias assinaturas de 171 deputados e 27 senadores para abrir uma CPMI. "Não vamos deixar que usem a comissão parlamentar mista de inquérito para fazer politicagem", disse o deputado em um vídeo publicado nas redes sociais. "Provavelmente ainda há muito criminoso solto, mas sem dúvida há muitos inocentes presos", completou.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) comemorou as assinaturas para instalar o colegiado. “Vitória! Conseguimos as assinaturas necessárias para a instauração da CPMI do dia 08/01! E, por se tratar de uma Comissão Mista, será instaurada automaticamente. Parabéns, povo brasileiro! Esta vitória é de vocês. Vai ter muita gente barbada que não vai dormir hoje”, disse Zambelli no Twitter.

Fernandes também argumentou que a instalação do colegiado será automática. "Art. 21 do Reg. Comum do CN: uma vez requerida por 1/3 das casas, a instauração é automática!", postou. O requerimento precisa ser lido no plenário pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a comissão seja criada.