dr. luiz - arthur lira - tropa de choque
Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) é o favorito entre os parlamentares para assumir o Ministério da Saúde| Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Se depender da vontade do Centrão e até de deputados que não integram a base de apoio do governo, o próximo ministro da Saúde será o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ). Mais conhecido como Dr. Luizinho, ele é muito próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tendo sido um dos coordenadores da campanha.

Um deputado ouvido pela Gazeta do Povo é sucinto ao resumir a expectativa em torno do congressista, caso Eduardo Pazuello deixe o Ministério da Saúde. "Ele é o preferido dos parlamentares", afirma. A opinião é quase unânime. Em um grupo de deputados federais no WhatsApp, vários elogiaram a possibilidade de ele assumir a pasta.

"Se for verdade [que Bolsonaro escolherá Dr. Luizinho], será a melhor decisão que o governo tomou", elogia um deputado do PSD. "Tenho certeza da competência do Luizinho! Acredito que, se for verdade, ele vai conseguir ajudar o país a sair da crise que estamos", afirma uma deputada do PP. Dr. Luizinho agradeceu os elogios. "Caros amigos, gostaria de agradecer a cada um que apoiou o meu nome no grupo! Muito obrigado!!!", respondeu.

Até mesmo integrantes da articulação política do governo admitem a possibilidade de o Dr. Luizinho assumir a pasta. "Sinceramente, não vejo chance [de não ser um político]. Os cotados são o Dr. Luizinho e o Hiran [Gonçalves (PP-RR)]. Luizinho foi secretário de Saúde do Rio de Janeiro, é um cara bem inteligente e de bom trânsito com políticos de todos os partidos, até da esquerda", afirma.

Dr. Luizinho é médico ortopedista com MBA executivo em saúde pela Coppead/UFRJ e pós-graduação em medicina do Esporte e do Exercício pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Foi secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu (RJ) e secretário estadual de Saúde do governo fluminense.