Silvia Waiãpi
Projeto da deputada Silva Waiãpi foi proposto no mesmo dia em que um adolescente matou uma professora e feriu mais quatro pessoas em São Paulo.| Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) protocolou nesta segunda (27) um projeto de lei que pode tornar obrigatória a instalação de detectores de metais nas entradas de escolas públicas e privadas em horários de aula (veja na íntegra) . A proposta foi sugerida no mesmo dia em que um adolescente atacou a facadas quatro professoras e uma criança em uma escola de São Paulo.

Segundo a deputada, há uma escalada de violência nas instituições que precisa ser coibida, e que “resta comprovado, com fundamento na experiência em segurança pública, que os detectores de metais, acrescidos da inspeção dos pertences em aparelhos de raios-X, podem coibir a entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento desses atos infracionais”.

“Infelizmente, nos últimos anos, contamos com um somatório de tragédias por falta de equipamentos capazes de paralisar ou cessar a entrada de metais em estabelecimentos de ensino. Precisamos combater esses atos criminosos”, disse na justificativa do projeto.

Além do ataque desta semana em São Paulo, Silva Waiãpi lembra dos atentados ocorridos no ano passado no país, como o de Aracruz (ES), Sobral (CE), Barreiras (BA), entre outros, através de reportagens publicadas pela imprensa.