Coronel da PM Aleksander Lacerda
Coronel Aleksander Toaldo Lacerda estava à frente do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, em Sorocaba (SP).| Foto: Diego Gama/Câmara Municipal de Sorocaba

O governador de São Paulo, João Doria, afastou do comando da Polícia Militar, de forma preliminar, o coronel Aleksander Lacerda. O oficial que estava à frente do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, em Sorocaba (SP), vinha realizando convocações por meio de suas redes sociais pessoais para as manifestações de grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro em Brasília e São Paulo. O governo paulista avalia ainda outras medidas contra o coronel.

"Aqui no estado de São Paulo nós não teremos manifestações de policiais militares na ativa de ordem política. São Paulo tem a melhor política militar do País, a mais bem treinada. Temos orgulho da nossa polícia. E nós aqui, de forma conjunta, não admitiremos nenhuma postura de indisciplina como foi feita pelo coronel Aleksander."

Além das publicações pró-manifestação, Lacerda tem feito postagens contra membros do executivo e do legislativo, tendo recentemente chamado o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) de covarde e afirmando que o governador João Doria é uma “cepa indiana”, além de criticar a nomeação de Rodrigo Maia como novo secretário em São Paulo. O regulamento interno da PM proíbe oficiais da corporação de participar ou promover atos de cunho político-partidários.