vacina coronavac
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)| Foto: Nelson Almeida/AFP

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou neste domingo (17) que o Instituto Butantan vai entregar as doses das vacina Coronavac ao Ministério da Saúde assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial do imunizante - a decisão será anunciada ainda neste domingo após uma reunião extraordinária.

"Determinei que tão logo a Anvisa aprove o uso emergencial da Vacina do Butantan, o Instituto Butantan entregue imediatamente as vacinas ao Ministério da Saúde para que sejam distribuídas a SP, DF e todos os estados brasileiros. O Brasil tem pressa para salvar vidas", escreveu, no Twitter.

A declaração do tucano ocorre após o governo federal requisitar ao Instituto Butantan na última sexta (15) a entrega imediata das 6 milhões de doses da vacina que já estão prontas. O instituto, então, questionou a Saúde sobre o número de doses do imunizante que será destinado a São Paulo. Em ofício, o governo federal respondeu que tem a responsabilidade pela elaboração, atualização e coordenação do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19.