joão doria
Doria afirmou que pediu ao governo Bolsonaro a implantação imediata da restrição.| Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta quarta-feira (8) que caso o governo federal não exija o comprovante de vacinação para a entrada de viajantes no Brasil, o governo paulista passará a pedir o passaporte vacinal de passageiros que desembarcarem pelos aeroportos e portos de São Paulo.

Doria afirmou que pediu ao governo Bolsonaro a implantação imediata da restrição. “Essa exigência é uma recomendação da Anvisa. O maior aeroporto e porto do país estão em São Paulo e precisamos proteger a população. Caso não seja implantado pelo Governo Federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo Estado”, afirmou o governador.

“Não há razão para o Governo Federal negar ou não avançar no passaporte vacinal, exceto se por razão política ou razão ideológica, porque razão de saúde, não há”, disse Doria durante coletiva de imprensa.

Segundo o governo paulista, São Paulo é a principal destino dos voos domésticos e internacionais do Brasil. Com três dos aeroportos mais movimentados do país (Cumbica, Viracopos e Congonhas), São Paulo recebe um terço dos voos caseiros e dois terços do total de voos internacionais do Brasil.