O governador de São Paulo, João Doria (PSDB)
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o governo Bolsonaro é um oceano de fracassos.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pré-candidato do PSDB ao Planalto em 2022, o governador de São Paulo, João Doria, disse em entrevista ao jornal O Globo que o Brasil vai demorar para se recuperar do "oceano de fracassos" do governo Jair Bolsonaro (sem partido). O tucano disse que o país “não tem um líder" na Presidência, mas um "psicopata”, e que errou ao ter votado em Bolsonaro em 2018 — "mas não vou errar novamente", frisou. “O Brasil é um oceano de fracassos: na saúde, na ciência, no meio ambiente, na educação, na proteção aos mais pobres. Vai demorar para recuperar o Brasil depois de Bolsonaro”, disse.

Doria afirmou que não há coordenação do governo federal para ajudar as empresas em meio à pandemia de Covid-19 e classificou como “desastre” o valor pago pelo auxílio emergencial. “Milhões de pessoas estão sofrendo, assim como milhares de empresas. Qual é o nível de socorro e coordenação do governo federal? Nenhum. Mesmo para a aprovação de um auxílio emergencial houve uma dificuldade enorme e acabamos com um auxílio que dá para comprar um botijão de gás, dois quilos de arroz, dois quilos de feijão, dois sacos de farinha e mais nada. Que ajuda é essa? É um desastre.”

O governador defendeu que o centro encontre até novembro deste ano um nome de consenso para disputar a eleição presidencial de 2022. Doria ponderou que a discussão abrange um grupo heterogêneo, mas que, apesar das dificuldades, acredita em uma solução. “São sete nomes que compõem esse polo democrático. Os pensamentos não são iguais. Mas nós convergimos em um ponto: a defesa do Brasil. Neste momento, isso basta. É um fator importante de coesão”, disse.