Dr. Furlan, eleito prefeito de Macapá.
Dr. Furlan, eleito prefeito de Macapá.| Foto: Reprodução/Facebook

O candidato Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito neste domingo (20) prefeito de Macapá, capital do Amapá. Ele derrotou no segundo turno Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo (PSL-SP), fizeram campanha virtual no sábado (19) para Josiel, mas não adiantou. Furlan teve 55,67% dos votos válidos, contra 44,33% de Josiel, segundo o Superior Tribunal Eleitoral (TSE). A apuração foi concluída às 18h30, horário de Brasília.

Macapá foi a única cidade do Brasil a ter votação neste domingo, após ter o calendário eleitoral deste ano adiado por causa do apagão de energia elétrica sofrido pelo Amapá ao longo do mês de novembro. A queda afetou 13 dos 16 municípios do estado. O adiamento foi feito a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que à época alegou falta de segurança para garantir a votação somente na capital amapaense.

Cerca de 292,7 mil eleitores estiveram aptos a votar em Macapá neste domingo. Foram adotadas as mesmas medidas sanitárias aplicadas nos demais municípios brasileiros em decorrência da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento de ao menos um metro entre os eleitores.