O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comentou nesta quarta-fera (24) sobre a reunião entre o presidente Jair Bolsonaro com diversas autoridades para debater a pandemia da Covid-19. "Talvez a maior preocupação esteja mais em uma fotografia e em uma manchete que deem aparência de ação do que efetivamente viabilizar caminho de superação da crise", disse, ao Congresso em Foco.

Participam do encontro os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, Alexandre de Moraes de Dias Toffoli, e os governadores alinhados ao governo federal: Ratinho Júnior (PSD-PR), Cláudio Castro (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Renan Filho (MDB-AL), Marcos Rocha (Sem partido-RO), Wilson Lima (PSC-AM) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Todos com proximidade com o governo federal.

A crítica do governador gaúcho ocorre após Bolsonaro entrar com ação no STF contra os decretos do Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. O ministro Marco Aurélio rejeitou a ação sem analisar o mérito da questão por entender que houve um erro formal na ação direta de inconstitucionalidade (ADI), assinada apenas pelo presidente Bolsonaro e não por um representante da Advocacia-Geral da União (AGU).