Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Yanomami

Em 3 meses, operação contra garimpo ilegal prendeu 38 pessoas e apreendeu 111 aeronaves

Trabalho de fiscalização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) durante Operação Yanomami, em setembro, em Roraima (Foto: Divulgação/Planalto)

Ouça este conteúdo

Uma operação do Ministério da Justiça para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, iniciada no fim de agosto, apreendeu 111 aeronaves, dez balsas, 11 veículos e quatro tratores até este fim de semana. O balanço dos três meses de operação foi divulgado pela pasta nesta segunda-feira (27). O ministério também informou que a operação resultou na prisão de 38 pessoas envolvidas em crimes ambientais, apreensão de 30.000 Kg de minério e 850 munições e fiscalização de 87 pistas de pouso e três portos clandestinos.

A Terra Indígena Yanomami é a maior reserva indígena do Brasil, com quase 10 milhões de hectares (duas vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), localizada entre os estados de Roraima e Amazonas. A área, onde vivem 28 mil indígenas, é alvo de garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. De acordo com a Associação Yanomami Hutukara, entidade que reúne representantes de todos os povos indígenas que vivem na reserva, cerca de 20 mil garimpeiros atuam ilegalmente na área demarcada.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.