lula cop 27
Lula teve uma rápida participação em um painel sobre a Amazônia na Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza no Egito.| Foto: EFE/ Joédson Alves

O presidente eleito Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (16) que o Brasil está “saindo do casulo” após quatro anos e que o país não pode permanecer isolado, como ocorreu no último governo, segundo o petista. As declarações foram feitas durante rápida participação em um painel sobre a Amazônia na Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza no Egito. Lula deve realizar ainda um discurso oficial no evento por volta do meio dia.

“Estou aqui para dizer para todos vocês que o Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido durante os últimos 4 anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado. O Brasil é muito grande e tem uma cultura extraordinária (...) O Brasil não pode ficar isolado como ficamos nos últimos 4 anos. O Brasil não viajava para nenhum país e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se nós tivéssemos sofrendo um bloqueio. E o bloqueio não era econômico e político. Era simplesmente um bloqueio contra a antidemocracia, contra o negacionismo. Era um bloqueio contra um governo que não fazia nenhum motivo, nenhuma razão, nenhum esforço para conversar com o mundo”, disse Lula, afirmando ainda que iria pedir que a próxima COP de 2025 seja feira na Amazônia.