Lula governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Sedat Suna/EFE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10) que se enviasse munições para a Ucrânia na guerra contra a Rússia, estaria entrando no conflito. Em entrevista à CNN americana, Lula disse que sua intenção é acabar com a guerra. A Alemanha pediu ao Brasil que repassasse aos ucranianos munições para tanques de guerra do tipo Leopard 2. No entanto, o petista não autorizou a operação.

"Eu não quis mandar [munição], porque se eu mandar, eu entrei na guerra. E eu não quero entrar na guerra, eu quero acabar com a guerra. Esse é meu dilema e o meu compromisso", disse. Lula defende a criação de um grupo para negociar a paz entre Ucrânia e Rússia. O presidente disse considerar que a invasão russa foi um equívoco.

"Lógico que ela [a Ucrânia] tem o direito de se defender. Lógico que ela tem o direito de se defender até porque a invasão foi um equívoco da Rússia. Ela não poderia ter feito isso. Afinal de contas, ela faz parte do Conselho de Segurança [da ONU]. Ou seja, isso não foi discutido no Conselho de Segurança. O que eu quero é dizer o seguinte: olha o que tinha que ser feito de errado já foi feito, agora é preciso encontrar pessoas para tentar consertar", afirmou.