Ernesto Araújo
O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo disse nesta terça-feira (21) que o discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU foi frio, tecnocrático e sem paixão. Em março, Araújo foi substituído na chefia do Itamaraty pelo diplomata Carlos França.

"Minha primeira impressão é de um discurso um pouco tecnocrático. Acho que o presidente reafirmou alguns princípios básicos do governo na nossa atuação internacional desde o começo, os valores que nos moviam. Mas é um discurso um pouco frio, sem paixão", disse o ex-chanceler ao site Terça Livre, como mostrou a Folha de S. Paulo.

Ernesto Araújo considerou como ponto positivo do pronunciamento quando o presidente "falou que acredita em Deus, na Constituição, na família e que é leal ao povo". Segundo ele, o evento foi uma "oportunidade de desfazer imagens incorretas em relação ao ambiente ou à performance da economia".

No entanto, o ex-chanceler considerou que houve “amaciamento” no discurso de Bolsonaro ao tratar de certas questões, em comparação à fala feita na reunião de 2019. "Falar coisas que as pessoas não querem ouvir. Isso que é liderança", disse Araújo.