Eduardo Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou publicamente pela primeira vez sobre sua orientação sexual.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou pela primeira vez publicamente sobre sua orientação sexual, assumindo-se homossexual. "Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, disse o governador, em um trecho da entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, que será exibido na madrugada de amanhã.

"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", disse Leite. O governador ressaltou que "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é".

Eduardo Leite é o governador mais jovem do país, com 36 anos. Ele está em São Paulo nesta semana, onde discute as prévias do PSDB para as eleições de 2022. Leite é um dos possíveis pré-candidatos à presidência da República pelo partido.