Decisão do ministro Edson Fachin, do STF, anulou as condenações do ex-presidente Lula.
Fachin afirmou que aguardava o relator liberar a pauta para dar início do processo no TSE.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta segunda-feira (28) que levará a decisão sobre a proibição de manifestações políticas no Lollapalooza imediatamente ao plenário da Corte. Em declaração ao G1, Fachin afirmou que aguardava o relator liberar a pauta para dar início do processo. “A posição do tribunal será a decisão majoritária da Corte, cujo histórico é o da defesa intransigente da liberdade de expressão”, declarou o ministro.

No sábado (26) o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, acionou o TSE contra a organização do festival de música alegando que houve propaganda eleitoral antecipada em favor do ex-presidente Lula durante o show de Pabllo Vittar. O pedido foi acatado pelo ministro Raul Araújo, que estipulou multa de R$ 50 mil para a organização do Lollapalooza em caso de novas manifestações de artistas durante os shows. Mesmo com a decisão, outros músicos ignoraram a sentença.