O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM)
O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM)| Foto: HUDSON FONSECA/ALEAM

O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM), que depõe nesta terça-feira (29) na CPI da Covid do Senado, disse que o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), poderia ter sido indiciado por uma CPI que transcorreu na Assembleia Legislativa do estado para apurar a gestão da saúde pública local. A CPI amazonense investigou questões ligadas à saúde entre 2011 e 2020 - período que inclui a gestão de Aziz no governo do Amazonas (2010 e 2014).

Fausto disse que todos os governadores que administraram o estado no período apurado pela CPI poderiam receber o indiciamento. Aziz foi antecedido no governo do Amazonas por Eduardo Braga (MDB), que atualmente é senador e também compõe a CPI.

O deputado falou sobre o tema após ter sido questionado pelos senadores pelo fato de a CPI não ter pedido o indiciamento do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). Entre outros fatos, a CPI local apura a denúncia de compra de ventiladores pulmonares no valor de R$ 2,8 milhões para uma loja de vinhos. Aziz é adversário de Lima.

O Amazonas, em especial a capital Manaus, registrou um colapso na sua rede de saúde no início do ano, por conta da pandemia de coronavírus. A crise local foi um dos fatores que motivou a CPI atualmente em curso no Senado.