Plenário da CPI da Covid
Plenário da CPI da Covid| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, falará à CPI da Covid do Senado. O requerimento que pede sua convocação foi aprovado nesta quarta-feira (26) pelos parlamentares. Ainda não há uma data definida para a participação de Martins.

A convocação do assessor se deu por conta de uma suposta participação dele em uma reunião que a farmacêutica Pfizer teve com integrantes do governo brasileiro sobre vacinas. Senadores da oposição alegam que Martins, por não integrar a área de saúde do governo federal, faria parte do chamado "gabinete paralelo" do governo federal, que passaria informações ao presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia.

A presença de Martins na CPI representará seu retorno ao Senado após o controverso episódio de 25 de março. Na ocasião, ele acompanhava na casa o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e fez às câmeras um gesto que foi atribuído como um símbolo supremacista branco. Ele negou e afirmou que estava ajustando o seu paletó.