Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, disse que vai por fim ao "liberou geral" de armas.
Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse neste domingo (25) que o esquema de segurança da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será reavaliado após a prisão de um homem que planejava fazer um atentado a bomba no aeroporto de Brasília. Lula assume o governo em 1.º de janeiro e, além das solenidades oficiais, estão agendados shows de música na Esplanada dos Ministérios para os apoiadores do petista que devem ir à capital para comemorar a posse.

Dino afirmou que, apesar da revisão dos procedimentos, a posse vai ocorrer com tranquilidade. "A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá", escreveu Dino no Twitter.

Também no Twitter, Flávio Dino criticou a continuidade dos acampamentos na frente dos quartéis para contestar a eleição de Lula – segundo a Polícia Civil, o homem acusado de participar da tentativa de atentado fazia parte do grupo que se manifesta no quartel-general do Exército em Brasília. Dino também disse que é uma "prioridade" superar a política armamentista do atual governo – que flexibilizou a posse e o porte de armas (armamento do acusado foi apreendido pela Polícia Civil).

O futuro ministro da Justiça ainda disse que pediu ao delegado Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral da Polícia Federal, para acompanhar as investigações. E anunciou que irá propor à Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho Nacional do Ministério Público que criem grupos para combater o terrorismo.