venezuela vacinação
Funcionários do aeroporto venezuelano descarregam pacotes contendo 100.000 doses da vacina russa Sputnik V contra a Covi-19 no aeroporto internacional Simon Bolivar em La Guaira, Venezuela, em 13 de fevereiro de 2021| Foto: YURI CORTEZ/AFP

Uma negociação para a compra de 30 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O anúncio do Consórcio Conectar foi feito nesta terça-feira (13). As tratativas com o Fundo Soberano Russo (RDIF) estimam que os primeiros lotes do imunizante podem chegar em até três semanas após a assinatura do contrato, que, segundo o consórcio, deve acontecer ainda em abril.

O consórcio é formado por mais de 2 mil municípios que representam cerca de dois terços da população do Brasil. Cerca de 5 milhões de doses devem ser entregues entre maio e junho, enquanto as 25 milhões de doses restantes até dezembro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não deu a autorização para o uso da Sputnik V. Uma inspeção deve acontecer entre os dias 19 e 23 de abril. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a importação e um possível início da produção do imunizante no Brasil.