Corrupção Fux
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta segunda-feira (8) que deixará a presidência da Corte “moído”, mas mantendo a “sobriedade e a altivez” depois de dois anos no posto. “Me despeço daquela cadeira que, segundo alguns, é uma cadeira de moer gente. Vou me despedir moído, mas mantive meu papel de brasileiro, equilibrando os poderes, não apagando fogo com gasolina, mantendo a sobriedade e a altivez que o magistrado deve ter. Graças ao bom Deus, consegui equilibrar exercendo essa função muito árdua”, disse.

Fux palestrou em um evento do Instituto de Advogados de São Paulo (Iasp) nesta segunda, informou o Poder360. O ministro também disse que o Judiciário não pretende tratar de política, mas “é a política que movimenta o Judiciário”. Ele comentava sobre críticas voltadas à judicialização da política. “Verificamos isso no dia a dia. Quando não há consenso no Parlamento [na aprovação de uma lei], a 1ª frase que se houve daquelas agremiações que não obtiveram sucesso é: ‘vou ao Supremo’”, disse.

“Nenhuma comunicação ao Supremo, nenhuma ameaça de lesão ao direito pode ficar sem resposta”, ressaltou. O presidente da Corte seguirá no cargo até 12 de setembro, quando será substituído pela ministra Rosa Weber.