Documentos que comprovam as comorbidades precisam ser emitidos 90 dias antes de cadastro para tomar a dose da vacina contra Covid-19
Pelas regras atuais, gestantes que apresentem comorbidades estão no plano de vacinação.| Foto: Jonathan Campos / AEN

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros, afirmou nesta sexta-feira (16) que o Ministério da Saúde considera incluir todas as grávidas e puérperas na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Pelas regras atuais, gestantes que apresentem comorbidades estão no plano de vacinação. Segundo Medeiros, "praticamente todos os especialistas em ginecologia obstetrícia tem uma sugestão e pedem com bastante força que todas gestantes entrem nesta recomendação, já estamos em tratativas avançadas".

Entretanto, o secretário ressalva que "por definição, a gestação é um período trombótico", ou seja, que favorece a formação de coágulos sanguíneos e a obstrução de vasos sanguíneos. "Nós temos que ter muito cuidado porque algumas vacinas, mesmo de forma muito rara, estão mostrando alguns efeitos colaterais neste sentido e a gente sabe que com grávida, além de se preocupar com ela, tem de se preocupar com o bebê também", afirmou.