Dias Toffoli e Gilmar Mendes
O presidente do STF, Dias Toffoli, e Gilmar Mendes, ministro da Corte.Eu até já disse que sou meio profeta”.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em entrevista ao Correio Braziliense, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes chamou a operação Lava Jato de “organização criminosa para investigar pessoas”.

Mendes reagiu aos recentes diálogos atribuídos ao coordenador da operação, Deltan Dallagnol, em que o procurador teria incentivado investigações contra a esposa de Mendes, Guiomar, o presidente do STF, Dias Toffoli, e a mulher dele, Roberta Rangel. “A impressão que eu tenho é que se criou no Brasil um estado paralelo (...). Dizer ‘eu tenho uma fonte na Receita e já estou tratando do tema’, significa o quê? Significa ‘estou quebrando o sigilo dele’. No fundo, um jogo de compadres. É uma organização criminosa para investigar pessoas”.

Mendes disse que é preciso “encerrar esse ciclo desses falsos heróis e apostar na institucionalização”. “O combate à corrupção continua importante, o combate à criminalidade também, mas veja, essa gente tinha ganho uma importância tão grande que eles tinham se tornado um poder”.