O ministro do STF Gilmar Mendes
Ministro do STF, Gilmar Mendes| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou no domingo (14) que outros casos da operação Lava Jato não devem ser afetados caso a decisão seja pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Apesar de não descartar a possibilidade de suspeição em outros processos, o ministro reforçou que o caso em análise envolve apenas os julgamentos contra o ex-presidente Lula.

"Estamos tomando uma decisão só na esfera penal e só no caso Lula, não tem repercussão direta sobre os outros casos. Vamos ter que examinar outros casos relativos à Lava Jato e às punições. Nós estamos tratando aqui exclusivamente do caso Lula. Aquilo que foi decidido pelo juiz Moro é afetado, não mais que isso", disse, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes

A Segunda Turma do STF interrompeu o julgamento envolvendo Moro no dia 9 de março após pedido de vista do ministro Nunes Marques. O placar está em 2 a 2. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da suspeição. Já Edson Fachin e Cármen Lúcia, que votaram em 2018, são contra. Não há data para a retomada do julgamento.