Gleisi e Requião desafiam Deltan
Gleisi e Requião questionam Deltan Dallagnol e outros procuradores em reclamação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O ex-senador Roberto Requião (MDB-PR) e a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) redigiram uma reclamação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pedindo a abertura de processo administrativo disciplinar contra o procurador-chefe da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e contra os procuradores da República Diogo Castor de Mattos e Wladimir Aras. Os políticos alegam parcialidade dos agentes públicos em processos da Lava Jato e utilizam como argumento os supostos diálogos entre autoridades (incluindo os procuradores) veiculados pelo site The Intercept e parceiros.

Até o início da noite desta quarta-feira (25), a assessoria do CNMP informou não ter conhecimento do pedido. A assessoria da deputada afirma que enviou o protocolo. No documento, Requião e Gleisi destacam: “Sem adentrar no mérito da ilegalidade ou legalidade probatória da obtenção e divulgação das conversas travadas entre os integrantes do MPF, o importante, neste momento, a ser conhecido e avaliado por este Eg. Conselho, é o conteúdo do diálogo divulgado no dia 03/09/2019”. O conteúdo cita uma suposta conversa em que Aras incentiva Deltan a se candidatar ao Senado para “impedir” a eleição de Requião ou Gleisi. Confira o documento na íntegra: