vacina Sputnik V
Embalagens da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V| Foto: JUAN MABROMATA / AFP

Um novo pedido de análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação da vacina russa Sputnik V deve ser solicitado nos próximos dias. A informação foi repassada pelo representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado. A farmacêutica vai apresentar um novo pedido para uso emergencial de mais 10 milhões de doses da vacina Sputnik V.

A diretora da Anvisa Meiruze Freitas minimizou o conflito entre a agência e governadores de estados que já adquiriram mais de 66 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya. A Anvisa negou a autorização para a importação e o uso emergencial do imunizante russo em abril. "A Anvisa está sempre aberta ao diálogo. Ainda há processos em discussão, inclusive, com os importadores", disse Meiruze em

O representante do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, atribuiu o não cumprimento do plano estratégico de vacinação pela falta de aprovação da Anvisa. "Estou aqui tratando, em nome das 27 unidades da Federação. Nós trabalhamos um plano estratégico, e o fato é que o plano furou. E quando um plano fura, ele tem efeitos. No caso do Brasil, uma tragédia", disse.