Obras de pavimentação asfáltica
Obras de pavimentação asfáltica| Foto: Divulgação

O Governo Federal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), divulgaram neste domingo (12) uma nota de esclarecimento sobre os contratos relacionados as obras de pavimentação. A nota foi publicada em referência a uma matéria da Folha que apontou contratos milionários com indícios de cartel em contratos de asfalto.

Segundo a Codevasf, “todos pregões eletrônicos da Codevasf são realizados por meio do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) e abertos à livre participação de empresas de todo o país”. No ano passado, os pregões de pavimentação realizados pela Companhia tiveram a participação de 36 diferentes empresas.

A Codevasf também disse que mantém em seu site mecanismos que permitem a consulta direta a documentos e informações relacionadas a licitações, contratos, doações e execução orçamentária.

Sobre as denúncias, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que o Governo Federal está acompanhando a análise dos contratos da Codevasf pelos órgãos de controle (CGU, TCU e CADE) e seguirá as recomendações que eventualmente façam. “O governo também está revisando os contratos herdados da gestão anterior, buscando redução de custos e adequação aos objetivos das políticas públicas atuais”, esclareceu o ministério.